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Olá! Este é o nosso blog de História do 8ºAno!
É um blog que tem matéria, apontamentos, imagens, hiperligações e muito mais...

Noticia

Avisam-se todos os nossos colegas do 8b e 8a que se encontra na biblioteca a maquete feita por nos!

Trabalhos dos alunos dos 7,8,9 anos da disciplina de Historia

Com "estórias" se aprende História

John tinha 7 anos quando começou a trabalhar na Little Bolton (exploração mineira).
Á semelhança de outras crianças, puxava vagonetas de carvão. Trabalhava entre as 5 horas da manhã e as8 da noite, com um intervalo de 30 minutos, ao meio dia, para comer e descansar.
A deficiente alimentação, o esforço e os maus tratos faziam com que john e as outras crianças andassem sempre doentes. Contudo, tinham de continuar a trabalhar, porque os pais estavam desempregados. A introduçao das máquinas na indústria e a abundancia de mão-de-obra contribuíam para que estivesse muita gente no demprego.
Os donos das fabricas exigiam dos operarios mais trabalho, pagando-lhes salarios de miseria, enriquecendo a sua custa.
A medida que John crescia, verificavam-se cada vez mais mudanças: as vagonetas passaram a ser puxadas por maquinas a vapor.
O comboio que, ao principio, lhe metia tanto medo, passou a deslumbra-lo. Como era bom e mais rapido viajar de comboio! Pena era nao ter dinheiro para o fazer mais frequentemente. A sua admiraçao aumentava face aos novos inventos que surgiam.
Tudo mudava! Ate se tornou um homem. Como achou injusto trabalhar tanto e em mas condiçoes, inscreveu-se no sindicato. Entendia que, se os operarios estivessem unidos e organizados, conseguiriam mudar a sua situaçao.
Ao fim de alguns anos de luta as condiçoes de trabalho melhoraram.
Tinha valido a pena!

Natercia Crisanto

Personagem destacada

Personagem destacada
Este grande personagem da história nasceu na Córsega, no ano 1769. Ainda muito jovem, com somente dez anos de idade, seu pai o enviou para a França para estudar em uma escola militar. Apesar de todas os desafios que encontrou por lá, sempre sempre se manteve muito determinado. Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos. A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria. Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. No ano de 1798 ele seguiu em embarcação para o Egito, com o propósito de tirar os britânicos do percurso às Índias.Ele foi muito bem quisto por seus soldados e por grande parte do povo francês. Seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul. No ano de 1804, Napoleão finalmente tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, ele formulou uma nova forma de governo e também novas leis. Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha. No ano de 1812, o general francês atacou à Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade.Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba; contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França. Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento em 5 de maio de 1821.

Monumento destacado

Monumento destacado
O Palácio de Versalhes é uma construção imponente e luxuosa situada na cidade de Versalhes (subúrbio de Paris - França). O palácio começou ser construído nas primeiras décadas do século XVII. Em 1664, durante o governo de Luis XIV, foi finalizado.Foi utilizado como centro do poder real francês durante o absolutismo. Representava o grande poder econômico e político da realeza francesa nos séculos XVII e XVIII Possui 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras. O parque que envolve o palácio têm, aproximadamente, 700 hectares. Internamente é muito luxuoso, Possui obras de arte, detalhes em ouro no teto e paredes, lustres de cristal e pisos de mármore. Foi transformado em museu no ano de 1837. É considerado um dos maiores palácios do mundo. É considerada Patrimônio Mundial da Unesco. É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

Deves saber que ...

Absolutismo e mercantilismo numa sociedade de ordens

1) A economia do Antigo Regime baseava-se na agricultura, ainda pouco desenvolvida, tal era o fraco investimento dos proprietários e as técnicas rudimentares usadas pelos agricultores. Em Portugal, a produção agrícola baseava-se nos cereais, na oliveira e na vinha. A propriedade das terras estava nas mãos do rei, da nobreza e do clero.

2) No século XVII, o comércio português era essencialmente colonial e vivia dos tráficos orientais, o Brasil passou a ser o eixo principal deste comércio com a produção açucareira.

3) Na década de 1670, Portugal decaiu com as políticas mercantilistas da Inglaterra e da França e com a rivalidade económica destes países e da Holanda. Também entre nós se adoptaram medidas proteccionistas do comércio e se fomentou a produção manufactureira.

4) Com a descoberta do ouro no Brazil foram abandonadas as restrições às importações e um aparente desafogo económico deixou a economia portuguesa dependente, principalmente da Inglaterra. Foi disso exemplo o Tratado de Methuen.

5) A sociedade de Antigo Regime estava dividida em ordens ou estados. De um lado, os privilegiados, a nobreza e o clero, do outro, os desfavorecidos, o povo. O povo ou Terceiro Estado era o único estado sujeito a deveres e obrigaçães e vivia exclusivamente do seu trabalho.

6) O absolutismo foi a política régia utilizada nesta época. O monarca era o detentor de todo o poder e só seria responsável pelos seus actos perante Deus. Em Portugal, D. João V representou o melhor exemplo de absolutismo. O Marquês de Pombal foi, na última fase desta política, o representante do chamado despotismo esclarecido, de um poder absoluto exercido com base no uso da razão.

O estilo barroco é ...

Ø O barroco, vertente artística dominante na Europa nos séculos XVII e XVIII, caracteriza-se pela exuberância, opulência, gosto pelo movimento e preenchimento dos espaços. Da arquitectura à música, passando pela escultura, pintura, artes decorativas e literatura, todas as artes receberam influência desta época. Em Portugal, o barroco foi também expressivo, embora mais tardiamente. A exemplo disso ficaram monumentos como o Convento de Mafra, a Igreja de Santa Engrácia de Lisboa ou o Solar de Mateus de Vila Real e a Igreja e Torre dos Clérigos do Porto, entre muitas outras obras de arte.

Ø Na segunda metade do século XVIII, Portugal foi governado pelo Marques de Pombal, ministro de D. José I. A sua acção foi influenciada pelas ideias do despotismo esclarecido, dominantes em alguns países europeus. Reforçou o poder, criou novas instituições, perseguiu os que lhe faziam oposição. Protegeu o comércio e fomentou a produção manufactureira. Procurou criar uma nova elite social, com uma nova mentalidade, aberta ao conhecimento e à razão. Beneficiou os cristãos-novos e controlou a Igreja até à expulsão dos Jesuítas. As suas ideias “esclarecidas’’ ficaram materializadas na reconstrução de Lisboa, após o terramoto de 1755. A Baixa pombalina é disso exemplo.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

VISITA DE ESTUDO AO VISIONARIUM E NAU...

 


VISITA DE ESTUDO AO VISIONARIUM E NAU QUINHENTISTA 


 


            No dia 21 de Novembro, os alunos do 8.º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Visionarium em Santa Maria da Feira e Nau Quinhentista em Vila do Conde, organizada pelos grupos disciplinares de História e Ciências Físico-Químicas.


            Após o almoço convívio no parque de merendas do Visionarium, partimos à descoberta da Nau Quinhentista em Vila do Conde.


            A bordo de uma Nau Quinhentista que está atracada no molhe do Cais das Lavadeiras, em Vila do Conde, os alunos foram confrontados com as actividades de um navio da época dos Descobrimentos Portugueses. As naus e as caravelas eram os barcos que navegavam nos mares durante os séculos XV e XVI.


            A Caravela Portuguesa, que era utilizada para as viagens de exploração atlântica, foi mesmo considerada o melhor veleiro da época. A esta embarcação sucedeu a nau. Por ser um barco maior e mais robusto, passou a servir de meio de transporte de mercadorias. Aliás, em 1497, Vasco da Gama partiu para a Índia com uma frota de três naus e uma caravela.


            Dentro desta pequena nau, a tripulação é composta pelo capitão (o responsável pela ordem do barco), o piloto (que orientava o navio), o escrivão (responsável pelas mercadorias e mantimentos), o timoneiro (o homem do leme), o boticário (uma espécie de médico) e o capelão (que com as suas preces dava ânimo aos homens). Depois encontrarás ainda os marinheiros (que manejavam o barco), os grumetes (eram jovens ajudantes) e o artilheiro (que em caso de assalto de algum pirata, largava fogo de um pequeno canhão chamado camelete).


            A nau compõe-se de dois castelos, o da popa (traseira do barco) e o castelo da proa (na frente). Quando desceres as escadas dos castelos vais parar ao convés do navio. Aí, ao centro, podes ver a escotilha que dá para um piso inferior que se chama coberta. Era nesta última parte do navio que eram transportadas as especiarias, os tecidos e os mantimentos do barco e que os marinheiros descansavam, no meio de sacos, pipas e fardos.


            Mas há muito mais a aprender sobre estas travessias históricas que levaram à expansão marítima e à criação do Império Português que não eram nada fáceis e demoravam muitos meses.


            Sabes, por exemplo, como é que estes barcos se orientavam no meio do mar? Por incrível que pareça, o Sol e as estrelas guiavam estes gigantes dos mares!


            Bem, a nossa viagem chegou ao fim e o melhor é voltarmos a colocar os pés bem assentes na terra!


 


 


  


 


 


 


 


 


 


         


 


 


 


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